terça-feira, 1 de outubro de 2013

Ergonomia; Regras Básicas de Ergonomia na Utilização de um Computador

A ergonomia é uma ciência que estuda  a relação entre o Homem e o trabalho que executa, procurando evoluir uma integração ideal entre as condições de trabalho, as capacidades e limitações físicas e psicológicas do trabalhador e a eficiência do sistema produtiva.
Os objetivos da ergonomia são:
  • Aumentar a eficiência organizacional;
  • Aumentar a segurança, a saúde e o conforto do trabalhador.
Os objetivos de estudo alvo de análise pela ergonomia com o objetivo de diminuir os perigos e prevenir erros e acidentes:
  • Posturas adotadas pelos trabalhadores;
  • Movimentos corporais efetuados;
  • Fatores físicos ambientais que enquadram o trabalho;
  • Equipamentos utilizados.

Regras Básicas de Ergonomia na Utilização de um Computador:
  • Estar a uma distância não inferior a 50cm e não superior a 1m do monitor;
  • É recomendável que a cabeça não esteja a mais de 35º para a esquerda/direita e não mais de 15º, 20º para cima ou para baixo;
  • Evitar ter pulsos tortos ao usar o teclado ou rato;
  • manter os acessórios e elementos para o desempenho laboral a uma distância de fácil acesso;
  • Manter a cadeira a uma altura ideal, de modo que nos permita laborar confortavelmente;
  • Manter sempre os pés bem apoiados nos apoios da cadeira para evitar desconforto atrás dos joelhos e não causar redução da circulação sanguínea.



Webgrafia:

Sem comentários:

Enviar um comentário