sexta-feira, 15 de novembro de 2013

MODELOS DE COR - HSV

HSV

O modelo HSV é definido pelas grandezas tonalidade (Hue), saturação (Saturation) e valor (Value), onde este último representa a luminosidade ou o brilho de uma cor.

A Tonalidade ou matiz (hue): é a cor pura com saturação e luminosidade máximas (ex.: amarelo, laranja, verde, etc.). Exprime-se num valor angular entre 0 e 360 graus.

A Saturação (saturation): indica a maior ou menor intensidade da tonalidade, ou seja, se se trata de uma cor esbatida (cinzenta) ou forte (pura). Exprime-se num valor percentual entre 0 e 100%.

O Valor (value): traduz a luminosidade ou o brilho de uma cor, isto é, se uma cor é mais clara ou mais escura, indicando a quantidade de luz que a mesma contém. Em termos técnicos, esta grandeza indica a quantidade de preto associado à cor e exprime-se num valor percentual entre 0 e 100%

Curiosidade:
   Este modelo é utilizado na mistura de cores do ponto de vista artístico.
   Do ponto de vista do um artista plástico, é mais fácil manusear as cores em função de tons e sombras do que apenas como combinações de vermelho, verde e azul (modelo RGB).

Aplicações do modelo: 

O modelo HSV baseia-se na perceção humana da cor do ponto de vista dos artistas plásticos. Isto é, os artistas plásticos para obterem as várias cores das suas pinturas combinam a tonalidade com elementos de brilho e saturação.



Bibliografia: 
   Apontamentos fornecidos pela professora e Google.



Sem comentários:

Enviar um comentário