sexta-feira, 14 de março de 2014

Som - Ficha 1

O que é o som ?

O som é a propagação de uma frente de compressão mecânica ou onda mecânica, é uma onda longitudinal, que se propaga de forma circuncêntrica, apenas em meios materiais (que têm massa e elasticidade), como os sólidos, líquidos e gasosos.

O que é o áudio digital ?

As ondas sonoras propagam-se de modo contínuo no tempo e no espaço. Para que sejam representadas no meio digital, o seu comportamento analógico (contínuo) tem que ser convertido numa série de valores discretos (descontínuos). Esses valores são números (dígitos) que representam amostras instantâneas do som. Isso é realizado por meio de um conversor analógico/digital. Se quisermos ouvir novamente o som, torna-se necessário que os sinais digitais representados por números binários sejam reconvertidos em sinais analógicos por meio de um conversor digital/analógico.

Formatos de ficheiros áudio digital :

  • Comprimidos - Quando se pretende ter um arquivo de música próprio e portátil, o mais conveniente é ter ficheiros áudio comprimidos. Designa-se por compressão um conjunto de algoritmos que tanto comprime como descomprime um ficheiro de som. Os codecs (Compression/Decompression) permitem comprimir o ficheiro num gravador ou permitem ouvir o som num leitor de música. Estes ficheiros ocupam menos espaço que os ficheiros iniciais e resultam da eliminação de informação redundante e outras informações de áudio com pouca influência na qualidade do mesmo. Existem duas formas de comprimir um ficheiro de áudio: com perdas de informação e sem perdas de informação.


  • Não comprimidos - Depois do processo de amostragem e quantização, utiliza-se a técnica de codificação PCM (Pulse Code Modulation). Esta codificação faz-se sem recurso a algoritmos de compressão. A maioria parte dos formatos de ficheiros não comprimidos é nativa de sistemas operativos específicos.
Formatos Comprimidos:
  • Com perdas:
    •  Motion Picture Experts Group (MPEG) -  Na década de 1980 ficou claro a necessidade de aliar imagem com tecnologia digital. Nesse sentido, em 1988 ISO esquematizou o MPEG para desenvolver padrões para o vídeo digital.
    • QuickTime Audio (qt ou mov) - é uma estrutura se suporte multimédia, marca registada, desenvolvida pela Apple, capaz de manipular formatos de video digital, vídeos, som, texto, animação, música e vários tipos de imagens panorâmicas interactivas.
    • Windows Media Audio (wma) - é um formato produzido pela Microsoft que tem grande compatibilidade com o Windows Media Player.
  • Sem perdas:
    • Windows Media Audio Lossless (wma) - é um codec de áudio sem perdas desenvolvido pela Microsoft, lançado no ínicio de 2003.
    • Apple Lossless Audio Codec (m4a) - é um codec de áudio desenvolvido pela Apple, para lossless de compressão de dados digitais de música.

Formatos Não Comprimidos:
  • Waveform Audio (wav) - é um formato-padrão de arquivo de áudio da Microsoft e IBM para armazenamento de áudio em PCs.
  • Audio Interchange File Format (AIFF ou aif) - é o formato de áudio utilizado pelo sistema operativo da Apple, o Mac, OS e em computadores. A extensão destes ficheiros pode ser aiff ou aif.
  • Audio (au) - é um conjunto de interfaces de programação de aplicativos de serviços fornecidos pelo sistema operacional de gerar, processar, receber, ou manipular streams de áudio em tempo quase real com latência mínima.
  • Sound (snd) - é um arquivo digital de formato de arquivo de som.
  • Musical Instrument Digital Interface (midi) - é uma especificação para sintetizadores que impõe vários requisitos para além da norma MIDI mais geral.
  • Compact Disc Digital Audio (cda) - é o padrão de formato de áudio para discos compactos.


Kiss,
Ju e Dani Lindas*

Sem comentários:

Enviar um comentário