terça-feira, 22 de abril de 2014

Unidade 4 - Programação

Definição de Programação (Informática) e de Linguagens de Programação:

Programação é a acção e o efeito de programar. Este verbo tem várias acepções, entre elas: Idealizar e ordenar as acções que vão ser realizadas no âmbito de um projeto; o anúncio das partes que compõem um acto ou espetáculo; a preparação de máquinas para cumprirem uma determinada tarefa a um dado momento; a elaboração de programas para a resolução de problemas através de computadores; e a preparação dos dados para obter uma solução de um problema com, por exemplo, uma calculadora electrónica.

Linguagem de Programação é um método padronizado para comunicar instruções para um computador. é um conjunto de regras sintáticas e semânticas usada para definir um programa de computador. Permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai atuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais acções devem ser tomadas sob várias circunstâncias. Linguagens de programação podem ser usadas para expressar algoritmos.


Linguagem de baixo e alto nível:


  • Linguagens de baixo nível: estão mais próximas do hardware ou nível máquina;


  • Linguagens de alto nível: mais próximas da linguagem humana. 

Algoritmo e Programa: 

Um algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas, cada uma das quais pode ser executada mecanicamente num período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita.

Um programa de computador é, essencialmente, traduzir um algoritmo (ou conjunto de algoritmos interligados) para instruções capazes de serem expressas e executadas em computador. 

Sem comentários:

Enviar um comentário